Câmara Municipal
de Maringá
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Palavras que protegem: Câmara fortalece rede de enfrentamento à violência contra as mulheres
Assessoria de Imprensa - CMM 13/02/2026

A união de instituições, movimentos sociais e mulheres marcou a tarde desta sexta-feira (13), no Auditório Hélio Moreira, durante a Entrega do Livro do Concurso Literário “Maria Mariá”. Representando a Câmara de Vereadores de Maringá, a vereadora Professora Ana Lúcia, presidente da Procuradoria da Mulher, destacou o compromisso do Legislativo com a promoção da equidade de gênero, o fortalecimento da rede de proteção e o combate à violência contra as mulheres.


Promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher), o evento celebrou o lançamento da coletânea “Maria Mariá"(Textos Vencedores), que reúne produções premiadas nas seis edições do concurso. Realizada em parceria com a Academia de Letras de Maringá e a União Brasileira de Trovadores-Seção Maringá, a iniciativa incentiva a produção literária no universo feminino, consolidado como espaço de expressão, resistência e valorização das vozes femininas.


Durante a solenidade, a vereadora Professora Ana Lúcia ressaltou que a Câmara atua de forma integrada com organizações e movimentos de mulheres na construção de políticas públicas efetivas.


“Estamos junto com muitas organizações e movimentos de mulheres. Todas e todos, unidos, vamos enfrentar a violência, que se tornou uma verdadeira epidemia em nossa sociedade. A Câmara de Vereadores, assim como a Procuradoria da Mulher, está ao lado de cada uma e cada um de vocês”, afirmou.


A parlamentar também destacou o papel transformador da literatura e da escola na formação de uma sociedade mais justa.

“É na escola que temos a oportunidade de sentar com nossas crianças e jovens, ler, refletir e aprender valores como solidariedade e igualdade. É assim que construímos uma realidade mais justa”, pontuou, cumprimentando professoras, diretoras e participantes do concurso.


A solenidade contou com a presença do prefeito Silvio Barros; da vice-prefeita Sandra Jacovós; da primeira-dama e presidente do PRA Somar, Bernadete Barros; da secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Olga Agulhon; da presidente da Academia de Letras de Maringá, Eliana Palma; da presidente da Associação dos Trovadores de Maringá, Angela Ramalho; do secretário de Cultura, Tiago Valenciano; da secretária de Educação, Adriana Palmieri; além de autores e autoras da coletânea. Também estiveram presentes alunos das escolas, professores, secretários municipais e demais autoridades.


Criado em 2012, o Concurso Literário “Maria Mariá” reúne textos que abordam diferentes perspectivas sobre o universo feminino. Nesta 6ª edição, com o tema “Violência contra as mulheres”, as produções ampliaram o debate sobre as diversas formas de violência, física, psicológica, sexual, moral, patrimonial e virtual.


A coletânea consolida-se como registro histórico e instrumento de conscientização social. A presença da Câmara de Vereadores no evento e a atuação permanente da Procuradoria da Mulher reforçam o compromisso institucional com a defesa dos direitos das mulheres, o acompanhamento e a fiscalização das políticas públicas, além do fortalecimento da rede de proteção em Maringá. Mais do que um ato simbólico, a iniciativa reafirma que Legislativo e sociedade caminham juntos na construção de uma cidade mais segura, igualitária e comprometida com o enfrentamento à violência contra as mulheres.


Siga e interaja com a Câmara de Vereadores de Maringá nas redes sociais:

Instagram: @camara.maringa

Facebook: camaramunicipal.demaringa


Câmara de Vereadores com você!