Você está aqui: Página Inicial Imprensa Notícia

Acesso Rápido

Sala de Imprensa

Câmara de Maringá participa do lançamento dos projetos do programa “Cola aí Juventude!”
Assessoria de Imprensa - CMM 24/06/2026

A Câmara de Vereadores de Maringá participou, nesta quarta-feira (24), do lançamento dos projetos selecionados pelo programa “Cola aí Juventude!”, iniciativa da Prefeitura de Maringá que amplia a participação dos jovens na construção de políticas públicas para a cidade. O evento foi realizado na Praça de Patinação, na Avenida Cerro Azul, e apresentou os dez projetos escolhidos a partir das sugestões de 458 jovens que participaram da consulta pública do Orçamento Participativo Jovem.


Representando o Legislativo, esteve presente o vereador Guilherme Machado. Também participaram os vereadores Flávio Mantovani e Akemi Nishimori, reforçando o compromisso da Câmara com o fortalecimento da participação cidadã e do protagonismo juvenil.


No evento, o vereador Guilherme Machado destacou a importância de ouvir a juventude e garantir que suas demandas sejam consideradas na aplicação dos recursos públicos. “Estamos aqui no ‘Cola aí Juventude’, onde os jovens podem dar seus pitacos sobre o orçamento do município. É muito importante que eles tenham esse espaço para participar e contribuir com as decisões que impactam diretamente a cidade”, afirmou.


Já o vereador Flávio Mantovani ressaltou que o orçamento participativo fortalece a democracia e aproxima a população da gestão pública."Maringá tem um orçamento participativo, ou seja, a população pode escolher para onde vai ser gasto o dinheiro público. E isso também acontece com os jovens. Independentemente da faixa etária, eles têm suas preferências e necessidades. Por isso é tão importante que o município ofereça esse espaço para que a juventude possa indicar onde os recursos devem ser investidos. E, para que isso aconteça, a Câmara também tem um papel fundamental na aprovação dessas iniciativas”, destacou.


O programa “Cola aí Juventude!” é previsto pela Lei Ordinária nº 12.036/2025, que institui o Orçamento Participativo Jovem. Para 2026, estão previstos R$ 2 milhões em investimentos destinados aos projetos escolhidos pelos próprios jovens.


A programação contou ainda com apresentações culturais, dança, demonstrações esportivas, atividades recreativas e interação com estudantes de diversas instituições de ensino, promovendo um ambiente de participação, integração e diálogo.


Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito Silvio Barros, a primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros; a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini; representantes do Conselho da Juventude, da União dos Estudantes Secundaristas de Maringá (Umes), da Comissão do Orçamento Participativo Jovem, do Copejem, além de reitores, professores, lideranças estudantis e representantes de instituições de ensino superior.


Os dez projetos selecionados contemplam áreas como educação, tecnologia, empreendedorismo, sustentabilidade, inclusão, cultura, esporte e saúde mental, beneficiando jovens de 14 a 29 anos e contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas mais conectadas às necessidades da juventude maringaense.


Com a participação no evento, a Câmara de Vereadores de Maringá reafirma seu compromisso com o diálogo, a cidadania e o incentivo à participação dos jovens nas decisões que ajudam a construir o futuro da cidade.


Participe das ações da Câmara de Maringá:


Envie suas sugestões e opiniões aos vereadores. Acompanhe o debate, participe e dê sua contribuição.


Acesse as redes sociais da Câmara Municipal de Maringá no Instagram (@camara.maringa) e no Facebook (camaramunicipal.demaringa) e deixe seu comentário sobre o tema.


Câmara de Vereadores com você!